Eu odeio caixas pretas

March 30, 2015

Caixas pretas têm esse nome não por conta de sua cor, até porque se fossem realmente pretas, ficariam muito mais difíceis de serem localizadas. E sempre que ocorre um acidente aéreo, as caixas pretas são mencionadas pelos noticiários de três formas:

1) Os dados são ilegíveis, pois o acidente foi gravíssimo (quando se precisa saber o que há na caixa preta, o acidente não é sempre gravíssimo?),

2) Os dados são insatisfatórios para explicar a causa real do acidente, ou

3) Infelizmente não puderam ser encontradas, pois houve falha no mecanismo sinalizador altamente sofisticado.

Ou seja, caixa preta não serve para coisa alguma!

Aliás, serve para vender alguma expectativa e não entregá-la. Como propaganda de cigarro quando mostra o cara numa boa ou de cerveja quando mostra o sujeito rodeado de mulher bonita.
Até mesmo quando dizem “aquele cara é uma caixa preta”, é porque ou o cara não sabe de coisa alguma ou logo vai falar algo que não poderá ser comprovado nem numa sessão espírita.
Caixas pretas são pura ficção, assim como piadas, verdadeiras anedotas tecnológicas que deveriam estar em qualquer lugar, menos dentro de aviões. Aposto que ficam localizadas bem pertinho da ponta, no bico, bem naquele lugarzinho que é o primeiro a se destruir completamente num acidente. Caixas pretas são como computadores que dão pau a toda hora. Os computadores das caixas pretas, entretanto, costumam dar pau apenas quando há…acidente!
Abaixo as caixas pretas. Abaixo o nome caixa e o adjetivo preta. Deveria se chamar, sei lá, cilindro roxo, ou esfera fúcsia. Pensando bem, estes aí não porque ficaram gays demais. Então deixemos de lado o formato e a cor e nos concentremos na utilidade. Como não servem para nada, poderíamos chamá-las de caixas obnóxias, por serem submissas à destruição. Ou prismas franzinos, mais adequados à sua falta de estâmina.
Não confiemos em caixas pretas jamais. São como políticos, que prometem e não cumprem, faltam ao trabalho com freqüência e pecam pela falta de sinceridade. Caixas pretas deveriam ajudar a resolver problemas, ou fazer com que problemas possam ser evitados e que tragédias sejam cada vez menos freqüentes. São como a segurança pública que não temos no Brasil, pelos mesmíssimos motivos.
Vamos propor uma moção para banir caixas pretas de nossas vidas. Afinal de contas, elas são que nem político honesto. Quando tem, não funciona; quando funciona, não resolve e, quando resolve, é sempre pela metade. Bom, mas aí a caixa preta já virou caixa dois…

 

 

 

Please reload

© MMXVII Glauco Fonseca . Todos os direitos reservados.

Textos podem ser republicados mediante citação de autoria.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now